Nautic 2022 : Um concentrado de inovações sustentáveis ​​e excepcionais na BENETEAU

Para reduzir o impacto ambiental da náutica de recreio, a BENETEAU escolheu o caminho da inovação. Inovações concretas e inéditas que tomam forma em dois veleiros apresentados em estreia mundial no Nautic de Paris: o First 44e e o Oceanis 30.1e.

Construção em resina reciclável, motorização elétrica ou híbrida, alternativa à teca… estas embarcações abrem caminho à economia circular na navegação, e marcam uma etapa inédita em termos de navegação recreativa sustentável e compra responsável.

 

First 44e : « o conceito de barco eco-responsável by BENETEAU »

  • Barco de 1ª série construído em resina ELIUM reciclável
  • Motor Torqeedo híbrido de série
  • Revestimento de telhado Iroko

Oceanis 30.1e : « 100% elétrico, uma nova experiência de navegação »

  • Motorização Torgeedo 100% elétrica

Os dois barcos apresentados no Salão de Paris incorporam soluções promissoras que serão implantadas em escala industrial para modelos destinados a serem produzidos em série e oferecidos a um maior número de pessoas. É um desafio excepcional que a BENETEAU assumiu e uma transformação substancial da náutica de recreio, comprometida com seus clientes.

Com essas inovações, a BENETEAU lança conscientemente as primeiras sementes para um caminho que será longo, mas inelutável. É responsabilidade de um líder liderar o caminho e a vocação da BENETEAU é ser a referência amanhã em um mercado que mudará completamente.

 

Não podemos forçar os clientes, mas podemos convencê-los. Para isso, precisamos de projetos pioneiros: desenvolver novas tecnologias e preparar o próximo salto. A transição é lançada. Toda a indústria terá que se transformar.

Gianguido Girotti – director General, división Barco

Navio dá seus primeiros passos rumo à economia circular

O First 44e foi inteiramente feito com resina ELIUM, no âmbito de uma colaboração exclusiva com a Arkema.

Esta resina é reciclável por solvólise, pirólise ou termólise, processos que permitem separar a fibra de vidro da resina, durante a desconstrução do barco. Este último torna-se então reutilizável para fazer novas peças de infusão para novos barcos. A resina entra então em um ciclo virtuoso, que minimiza a necessidade de matéria-prima e reduz o desperdício. De facto, este novo material permite proporcionar uma melhoria no ciclo de vida das embarcações.

Com a resina ELIUM, o desempenho do barco e as sensações do velejador de recreio permanecem idênticos. Sua implementação em uma cadeia produtiva exigiu três anos de desenvolvimento e uma profunda reformulação de nossos processos. Primeiro modelo de série construído na ELIUM, o First 44e é acima de tudo um feito industrial.

A BENETEAU também se esforça para usar fibras de origem natural e resinas de base biológica sempre que possível, especialmente para fazer peças compostas não estruturais.

Motor elétrico: rumo a novos modos de navegação

Com o First 44e e o Oceanis 30.1e, a BENETEAU explora duas formas de reduzir a pegada de carbono da náutica de recreio, propondo dois tipos de powertrains elétricos desenvolvidos em colaboração com a Torqeedo.

O First 44e hospeda um sistema de propulsão híbrido em série, onde dois pods – integrando motores elétricos que acionam hélices dobráveis ​​– são alimentados por um parque de baterias de 20 kW. As baterias podem ser recarregadas no porto ou no mar por gerador a diesel, o que garante um sistema que oferece autonomia e conforto. Mas, acima de tudo, lança as bases para novos modos de navegação: o "silent-yachting" que permite uma navegação a motor silenciosa e a "vela a motor silenciosa" onde o percurso à vela é feito mesmo com pouco vento, apoiado pelo motor elétrico. vento aparente. Esta solução de série híbrida oferece uma grande autonomia energética ancorada uma vez que as baterias de serviço podem ser recarregadas com os 20kW do parque automóvel.

No Oceanis 30.1e, a solução escolhida é 100% elétrica, sempre assente num pod Torqeedo cuja bateria de 5kW pode ser recarregada no porto ou com a ajuda de painéis solares. Este veleiro, a princípio reservado para áreas de navegação interior, naturalmente convida os seus utilizadores a viverem novas experiências de navegação, mais em harmonia e com uma nova noção de tempo. É o início de um caminho rumo a uma nova navegação recreativa que associa os clientes que o desejam e a marca num esforço comum por mais sobriedade. 

Compras responsáveis

No convés do First 44e, a teca, uma madeira exótica produzida principalmente na Birmânia, foi substituída por iroko, proveniente de florestas do Congo certificadas pelo FSC. É utilizado na forma de laminado-colado, ou seja, finas camadas de madeira coladas entre si. Este novo produto alternativo permite ser mais virtuoso sob todos os pontos de vista, garantindo a mesma resistência, a mesma sensação ao tacto, e também uma tonalidade agradável e natural com uma duração comparável à da teca.

Esta innovación permite hacer la elección de  « la compra responsable » sin transigir sobre el diseño, el confort o la elegancia.

Estos dos barcos abren una nueva era y son el fruto de la movilización de nuestros equipos  R&D desde hace varios años. La próxima etapa va a consistir en desplegar estas innovaciones en el conjunto de las gamas Vela y Motor BENETEAU y sobre todos los barcos del grupo.

 

Reduzir a pegada ambiental da vela é uma sucessão de desafios e pequenos passos. Cada inovação precisa imaginar soluções técnicas válidas, criar colaboradores, fazer investimentos... e obviamente obter suporte ao cliente. Surge a procura de uma nova náutica de recreio. E nossa responsabilidade é traçar um caminho; não para forçar a mudança das práticas de navegação, mas para torná-la possível.

Yann Masselot, director general Beneteau

 

BENETEAU: DESIGNED TO BE REMARKABLE

A BENETEAU é a referência da náutica de recreio desde 1884. Graças à sua experiência e paixão pelo design. A BENETEAU produz barcos excepcionais que chamam a atenção e permitem que sua comunidade de clientes viva momentos únicos. Determinada e ousada, a BENETEAU é uma fonte de inspiração para os velejadores e para toda a indústria náutica.

Publicado em 02.12.2022